quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

No quadro da reforma do sector da segurança Nações Unidas forma militares guineenses

Bissau - Nações Unidas apelam oficiais militares aplicarem na prática conhecimentos adquiridos sobre Direitos Humanos.

Bissau – O Porta-voz do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) fez esta terça-feira um apelo aos oficiais superiores e subalternos das forças armadas da Guiné-Bissau no sentido de porem em prática os conhecimentos que estão a ser administrados sobre os Direitos Humanos, no âmbito da reforma em curso neste sector.
Vladmir Monteiro disse à PNN que a formação iniciou a 30 de Novembro e decorrerá até 3 de Dezembro 2010 estando destinada a mais de sete dezenas de oficiais superiores e subalternos dos Comandos das Zonas Militar Leste e Norte da Guiné-Bissau.
Para Vladmir Monteiro, esta iniciativa enquadra-se no programa das Nações Unidas de apoio às instituições públicas no âmbito das reformas em curso nos sectores de defesa e segurança no país. «Somos da opinião que a reforma não é somente a reabilitação das casernas», disse.
O mesmo responsável afirma esperar que os formandos vão ter em conta o factor dos Direito Humanos na promoção e respeito de pessoa humana, quer na perspectiva nacional assim como no âmbito internacional mas sobretudo nas missões de manutenções da paz.
Duas acções de formações semelhante já foram realizadas no segundo trimestre de 2010 pelo UNIOGBIS, das quais foram formados 46 oficias da Policia da Ordem Pública, dependente do Comando da Região de Bafatà Leste do país, enquanto 42 oficiais oriundos de diferentes ramos e divisões militar, dos quais do Estado-maior.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário