sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Oficiais das Forças Armadas promovidos


Bissau – O Governo guineense promoveu alguns oficiais das Forças Armadas a altas patentes, para poderem atingir o topo da hierarquia militar.

Pelo que se entende do discurso do Presidente da República guineense na cerimónia de empossamento dos altos oficiais das Forças Armadas guineenses, cujas promoções foram pedidas sob proposta do Governo, a decisão visa reconhecer o mérito dos oficiais.
Os oficiais promovidos são: Agusto Mario Có, recentemente nomeado para o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército, agora promovido a Brigadeiro General; Estevão Na Mena, antigo Chefe de Estado-Maior da Armada, actualmente Inspector-geral das Forças Armadas; Eduardo da Costa Sanhá, Presidente do Tribunal Superior Militar e Saia Braia Nanhagba, outro alto oficial do Exército, que recebeu a patente de Major General.


Quem também foi promovido com a patente de Major General, foi Ibraima Papa Camará, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, acusado recentemente, pelo Governo norte-americano de cumplicidade no narcotráfico. Papa Camará negou as acusações, considerando-as falsas e caluniosas.


As promoções acontecem numa altura em que se assiste nas Forças Armadas guineenses àquilo a que se pode considerar o reequilíbrio das tendências, justificado pelas últimas nomeações. Segundo as leis militares, o topo da hierarquia só pode ser exercido por uma determinada patente, o que justifica, em parte as presentes promoções feitas pelo Governo.


Lassana Cassama

Sem comentários:

Enviar um comentário