sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ONU adopta resolução sobre cooperação com CPLP

Nova Iorque - A Assembleia-Geral da ONU aprovou quinta-feira, em Nova Iorque, uma resolução sobre a Cooperação entre as Nações Unidas e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O documento elaborado pelos membros da comunidade lusófona foi apresentado à assembleia pelo representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, embaixador Ismael Gaspar Martins, cujo país exerce a presidência rotativa da CPLP.

O diplomata angolano disse que a CPLP, que reúne mais de 240 milhões de pessoas em oito  países e quatro continentes, tem como principais objectivos o reforço da cooperação entre os países membros por meio político e diplomático, uma acção concertada, em particular no âmbito das organizações internacionais.

“Outra meta importante é a intensificação da cooperação bilateral e multilateral entre os estados membros, nomeadamente nos sectores da saúde, educação, agricultura, administração pública e da tecnologia”, afirmou.

Assegurou que a comunidade “está profundamente envolvida no desenvolvimento de acções com outros parceiros internacionais que possam garantir a segurança, a estabilidade política e o funcionamento normal das instituições democráticas, tal como acontece actualmente com a Guiné Bissau”.

Sem comentários:

Enviar um comentário