terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pelo menos 12 chefes de Estado assistirão à posse de Dilma, para PR do Brasil

Pelo menos 12 chefes de Estado, assim como delegações de outros 34 países, assistirão no próximo sábado à cerimônia de posse Dilma Rousseff como presidente do Brasil, que receberá o cargo das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva, disseram nesta terça-feira fontes oficiais.

Até agora confirmaram presença os chefes de Estado da Bolívia, Colômbia, Chile, El Salvador, Guatemala, Guiné-Bissau, Uruguai, Paraguai, Peru, República da Guiné, Suriname e Venezuela.

Também viajará para Brasília um representante dos territórios palestinos, ao que o Brasil acaba de reconhecer como Estado, indicaram à Agência Efe fontes do Ministério das Relações Exteriores.

Confirmaram presença ainda o príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e os primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates, e da Coreia do Sul, Lee Myung Bak.

As fontes consultadas pela Agência Efe ratificaram que a única chefe de Estado dos países do Mercosul que não estará presente ao ato será a argentina Cristina Fernández de Kirchner, que será representada pelo seu ministro das Relações Exteriores, Héctor Timerman.

Além disso, são esperadas delegações da Argélia, Catar, Gabão, Haiti, Holanda, Japão, Jamaica, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sri Lanka, Zimbábue, Nigéria e Vaticano.

A cerimônia começará às 14h30 de 1º de janeiro, por isso que muitas delegações estrangeiras receberão 2011 em Brasília ou em outras cidades do país, a partir das quais se transferirão depois à capital.

As fontes consultadas pela Efe explicaram que ainda não estão definidos os horários de chegada das delegações estrangeiras, mas esclareceram que aquelas que passarem a noite de 31 de dezembro no Brasil o farão em atividades privadas, alheias aos atos oficiais da posse da primeira mulher escolhida para governar o país.

Na mesma noite do sábado, após a posse de Dilma, os chefes de Estado e os representantes de outros países presentes nos atos participarão de uma recepção oferecida pelo novo presidente no Ministério das Relações Exteriores.

Além disso, alguns dos visitantes, cujos nomes ainda não foram confirmados, permanecerão em Brasília até domingo, quando terão audiências privadas com a nova presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário