sábado, 25 de dezembro de 2010

UEMOA reunida para debater situação na Costa do Marfim

Bissau- A crise na Côte d'Ivoire esteve no centro da reunião extraordinária dos sete ministros das Finanças da União Económica e
Monetária Oeste Africana (Uemoa), realizada hoje (quinta-feira) em Bissau, onde nenhuma delegação ivoiriense foi convidada, segundo fontes oficiais.

"Hoje teve lugar em Bissau uma reunião a porta-fechada dos ministros das Finanças da Uemoa, na sede do BCEAO (Banco Central dos Estados da África do Oeste)",  explicou à AFP o ministro bissau-guineense das Finanças, José Mário Vaz.

Segundo o governante, nenhuma delegação ivoiriense foi convidada, por causa da situação da crise prevalecente na Côte d'Ivoire que vai estar no centro dos debates.

A Côte d'Ivoire está mergulhada numa grande crise, desde as eleições presidenciais de 28 de Novembro de 2010, que já causou 173 mortos de 16 a 21 de Dezembro de 2010, segundo a ONU.

A comunidade internacional apela ao presidente cessante Laurent Gbagbo a reconhecer a sua derrota face ao seu adversário Alassane Ouattara e a deixar  o poder, pedido que tem sido ignorado por Gbagbo.

Por isso, a comunidade internacional luta agora para asfixiar a sua administração, pedindo ao BCEAO de não reconhecer a assinatura de Gbagbo, somente a de Ouattara na conta da Côte d'Ivoire.

No entanto, os financiamentos do Banco Mundial (BM) à Côte d'Ivoire foram congelados, afirmou quarta-feira o presidente desta instituição,  Robert Zoellick.

A Uemoa agrupa sete países francófonos da África do Oeste, nomeadamente, Benin, Burkina Faso, Mali, Níger, Togo, Senegal e a Côte d'Ivoire) bem como a Guiné-Bissau, país lusofóno. Todos têm o franco CFA como moeda comum e o BCEAO como instituição emissora.

Sem comentários:

Enviar um comentário