sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Camaronês Gana Fofang é novo adjunto do enviado especial da ONU

Nova Iorque - O secretário-geral das Nações Unidas nomeou o camaronês Gana Fofang como adjunto do seu enviado especial na
Guiné-Bissau, onde será também coordenador residente da ONU e representante do Programa de Desenvolvimento da organização (PNUD). 

"Fofang traz ao seu novo cargo uma prolongada experiência de progressiva responsabilidade em funções no sistema das Nações Unidas", refere a nota da nomeação do novo representante especial adjunto, que vai trabalhar com o enviado Joseph Mutaboba. 

A sua experiência, adianta a nota, inclui "os campos de desenvolvimento pós-conflito, apoio eleitoral, desminagem, reformas da Administração Pública, Justiça e sector de Segurança, bem como governação política e económica".

A sua liderança e capacidades, segundo o comunicado, serão um activo para o Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e para a equipa das Nações Unidas no país.

Até agora, Fofana estava em São Tomé e Príncipe como coordenador residente da ONU e representante do PNUD. 

Antes, esteve ligado ao gabinete do PNUD para África em Nova Iorque (2006-2008), e nos seis anos anteriores representou o mesmo programa no Laos, Rwanda e Moçambique. 

Também assumiu várias posições no sector privado e UNICEF, entre 1988 e 1999, em Nova Iorque, Cabo Verde e Argélia. 

Fofang é mestre em economia e desenvolvimento pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. 

Nascido em 1957, é casado e tem dois filhos, segundo a informação divulgada pela ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário