segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Secretário-executivo da CPLP reúne-se terça-feira com UE

Bissau - O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, reúne-se terça-feira com o delegado da União Europeia em Bissau, disse à Lusa fonte da organização.

Domingos Simões Pereira deverá discutir com o novo delegado da UE, o espanhol Joaquim Gonzalez Ducay, qual o posicionamento dos "27" em relação à Guiné-Bissau, tendo em conta as consultas com as autoridades de Bissau.

A União Europeia decidiu cancelar as ajudas económicas à Guiné-Bissau na sequência das sucessivas crises políticas e ao abrigo do que está previsto nos acordos de Cotonou.

Bruxelas decidiu adiar a imposição de sanções, nomeadamente o congelamento de bens de responsáveis militares, e convidou as autoridades guineenses para consultas, que deverão ter lugar no mês de Março, remetendo para depois uma decisão definitiva. 

As autoridades de Bissau pretendem evitar as sanções dos "27" e neste momento estão a levar a cabo várias missões de sensibilização junto dos parceiros.
O secretário-executivo da CPLP participa, também terça-feira, na inauguração do Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) da Guiné-Bissau, uma instituição considerada pelo governo como sendo de excelência, pois irá servir de apoio às políticas no domínio da saúde.

O instituto já está a funcionar desde Agosto de 2010, mas só agora será inaugurado oficialmente. 
Segundo o Governo da Guiné-Bissau, o INASA é uma instituição de planeamento técnico e de investigação científica que vai ajudar na gestão, observação e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, dando apoio às políticas no setor da saúde pública.

A construção do INASA contou com ajuda financeira dos fundos do Programa Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da CPLP.  

Sem comentários:

Enviar um comentário