quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Transportes marítimos : Criado Conselho Nacional dos Carregadores

Bissau – Os técnicos de diferentes instituições públicas e privadas da Guiné-Bissau reuniram esta terça-feira, em Bissau, num ateliê de auscultação e divulgação, com vista à criação do Conselho Nacional dos Carregadores da Guiné-Bissau.

A criação do conselho visa limitar as taxas de fretes base dos transportes marítimos e da regularidade deste serviço. De acordo com o Executivo, o Conselho Nacional dos Carregadores da Guiné-Bissau vai ser mandatado para negociar junto das companhias marítimas que escalam nos portos da Guiné-Bissau as tarifas e frequências, permitindo maior remessa de importação e exportação, com mais interesse aos aspectos económicos.


A iniciativa enquadra-se no âmbito da regulamentação de actividades públicas e privadas, como forma de imprimir dinâmica e maior controlo à economia nacional. De acordo com o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações guineense, José Carlos Esteves, que falava na cerimónia de abertura deste encontro, o referido conselho tem ainda como mandato, definir e promover uma politica de protecção dos interesses dos exportadores e dos importadores nacionais no transporte dos seus produtos.


Durante a sua comunicação na cerimónia, Carlos Esteves referiu que, a nível da sub-região, já todos os países criaram os seus conselhos de carregadores ou outras organizações similares, todos congregados na chamada União dos Conselhos de Carregadores Africanos, como forma de incentivar a contribuição dos países limítrofes.


Refira-se que a criação deste conselho vem na sequência das recomendações da carta da Convenção Africana sobre Transportes Marítimos.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário