quarta-feira, 23 de março de 2011

Apenas 45 por cento da população guineense tem água potável

Bissau, 22 mar (Lusa) - O ministro do Ambiente e Recursos Naturais da Guiné-Bissau, Higino Cardoso, revelou hoje que apenas 45 por cento da população do país tem acesso a água potável, um facto que preocupa o governo.

A revelação foi feita no âmbito do dia mundial da água que se comemora hoje e que este ano tem como lema: "Água para as cidades, respondendo aos desafios urbanos".

De acordo com o ministro do Ambiente e Recursos Naturais, se a água potável chega apenas a 45 por cento da população guineense os níveis do saneamento ficam-se pelos 36 por cento, traduzindo-se numa fonte de preocupação para o governo.

À escassez da água potável e ao fraco nível de saneamento do meio, Higino Cardoso junta ainda o défice de abastecimento da energia elétrica para ilustrar "os grandes desafios de desenvolvimento" da Guiné-Bissau.

Olhando para o futuro, o ministro que tutela o Ambiente e os Recursos Naturais guineense defendeu que, com o empenho do governo e com a contribuição dos parceiros, "os sinais são encorajadores".

Higino Cardoso entende, contudo, que a Guiné-Bissau "está muito atrasada" no que diz respeito ao fornecimento da água potável, energia elétrica e saneamento.

O governante esclareceu que, a escassez da água, por exemplo, é a principal causa para um nível elevado de doenças diarreicas no país.

Em comunicado de imprensa, a UNICEF diz que o fornecimento da água potável às populações da Guiné-Bissau, "constitui a componente fundamental" de cinco agências das Nações Unidas, nomeadamente a UNICEF, a FAO, a OMS, o PNUD e a UN Habitat.

Dados da UNICEF indicam que de 1950 para cá, o consumo de água triplicou e estima-se que nos próximos 20 anos o homem vá necessitar de mais 40 por cento do que hoje utiliza.

O mais preocupante, segundo a UNICEF é que a procura de água é mais acentuada em África, continente onde 200 milhões de pessoas sofrem e morrem por causa da escassez daquele bem essencial.

MB.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário