quarta-feira, 9 de março de 2011

Com 26,5 pontos : Região de Biombo vence Carnaval 2011

Bissau – A região de Biombo, no norte do país, foi a grande vencedora do Carnaval 2011 na Guiné-Bissau.

O Biombo ganhou com uma classificação de 26,5 pontos, contra os 25 conseguidos pela região de Cachéu, também no norte, e que lhe lhe proporcionaram o segundo lugar, enquanto que a região de Tombalí, no sul, ficou classificada na terceira posição, com apenas 23 pontos.


Sob o lema «Carnaval de Reconciliação Nacional, Paz, Reforma e Desenvolvimento», a maior manifestação cultural do país foi classificada nas categorias: rainhas, máscaras e grupos, além do desfile infantil, que teve lugar no primeiro dia no Sector Autónomo de Bissau (SAB).


De um modo geral, concoreram a este certame 12 raínhas, das quais três foram vencedoras, sendo a primeira do SAB, Cadijatu Baldé, com 27 pontos, o segundo lugar foi para região de Cachéu, na pessoa da Nenucha Baniu com 26,5 pontos e a região de Bolama Bijagós ficou em terceiro lugar, prémio atribuído a Clarice Na Colnate, com 26,25 pontos.


Em relação às máscaras, num total de 37 concorentes, os dez primeiros foram classificados, sendo que o primeiro lugar foi atribuido à máscara número um, deIvanilton V. P. Gomes do SAB, que ganhou com 30 pontos, e o último lugar foi assegurado por João Dito Sambú, também do SAB com 23 pontos.


Quanto aos prémios, na categorias de grupos a região de Biombo, como vencedor, vai receber 2 milhões de F.cfa, a região de Cachéu 1,5 milhão e meio e o último lugar, a região de Tombalí, vai receber 1 milhão de F.Cfa. relativamente às máscaras, o primeiro lugar vai receber 1,5 milhão de F.cfa, o segundo lugar 750 Mil e o terceiro lugar recebe 500 mil. Já a primeira rainha vai receber 750 mil F.cfa, a segunda 500 mil e o terceiro lugar 350 mil F.cfa.


Realativamente aos restantes concorrentes, a comissão organizadora anunciou a atribuição de um prémio de consolação a todos os participantes mas não adiantou qual.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário