quarta-feira, 30 de março de 2011

Resultados do trabalho com a Agência Brasileira da Cooperação já são visíveis

Bissau - O analista de projectos da Agência Brasileira da Cooperação disse esta sexta-feira, que já são visíveis e notáveis os resultados da cooperação técnica do Brasil com a Guiné-Bissau.

Marcelo Santos, que falava em exclusivo à PNN no término de visita que a Missão Brasileira de Execução do Projecto de Assistência Técnica nas áreas dos direitos humanos e universalização do registo civil de nascimento efectuou recentemente na Guiné-Bissau, citou como exemplo destes resultados o funcionamento do «Centro de Formação Técnico Profissional de Bissau em parceria com SENAI», com sede nas instalações da Granja de Pessubé, nos arredores da capital.


«O elevado número de jovens quadros formados neste centro é um bom resultado, que vai ter impacto positivo no mercado a nível nacional, rumo ao desenvolvimento deste país», frisou Marcelo Santos. Um outro aspecto focado por Marcelo Santos acerca desta cooperação prende-se com os trabalhos de registo civil de nascimentos de crianças e direitos humanos na Guiné-Bissau.


Em termos de expectativa, Marcelo Santos disse esperar que o Brasil consiga transmitir os conhecimentos e a experiência de desenvolvimento do Brasil através da Agência Brasileira da Cooperação para a Guiné-Bissau, assim como para outros países de África, tal como é o desejo das autoridades máximas do Governo Brasileiro, em particular da Presidente Dilma Rousseff.


A questão da inserção no currículo escolar no sistema do ensino guineense, no qual os técnicos brasileiros da Secretaria dos Direitos Humanos do Brasil se encontram envolvidos, foi uma das questões abordadas pelo analista de projectos da Agência Brasileira da Cooperação.


Foi uma ocasião para o Director-geral de Identificação Civil, Registos e Notariado da Guiné-Bissau, Arnaldo Mendes, avançar com a data para o lançamento do Plano Nacional de Registo Civil, que irá ter lugar ainda este ano, plano este que vai culminar com uma campanha de registo de nascimento gratuito, de crianças dos zero aos oito anos de idade, em todo território nacional durante um período de três anos.


Aos conservadores e delegados de registo civil, Arnaldo Mendes chamou atenção sobre a necessidade de cumprimento dos procedimentos legais nos actos de registo civil de nascimento para os cidadãos de nacionalidades estrangeiras, com residência na Guiné-Bissau.

Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário