quarta-feira, 23 de março de 2011

Embaixador de Portugal destaca progresso alcançado pelo Executivo

Bissau – O Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Antonio Ricoca Freire, destacou esta segunda-feira, os progressos alcançado pelo Governo guineense nos últimos tempos.

O diplomata português, que falava à PNN no âmbito de instalação da Missão Militar Angola na Guiné-Bissau, na sequência do processo de reforma nos sectores de Defesa e Segurança no país, disse haver necessidade de continuidade deste processo.


«Penso que houve alguns progressos nos últimos tempos que justificam algo de optimismo para o desenvolvimento da Guiné-Bissau», disse o embaixador português . Nesta perspectiva, Ricoca Freire disse esperar ainda este ano levar a cabo os trabalhos preparativos da mesa redonda entre as autoridades nacionais e os parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau.


Relativamente à participação portuguesa no processo de reforma das Forças Armadas guineenses, o embaixador de Portugal informou que o Governo de Lisboa está muito activo na área policial, onde formou mais de 500 agentes da Polícia da Ordem Pública da Guiné-Bissau.
No início desta semana, uma delegação intergovernamental esteve em Bissau, com o objectivo de proceder oficialmente à instalação da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (MISSAG/GB), para reformas nas áreas de Defesa e Segurança.


Momentos antes da cerimónia que teve lugar no antigo Bissau Palace Hotel, actualmente Quartel-General da MISSAG/GB, Cândido Van-Dúnem procedeu à deposição de coroas de flores no Mausoléu Amílcar Cabral na Amura, onde funciona igualmente o Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.


Falando à imprensa, o governante angolano disse que o acto simboliza o cumprimento de um ritual de quaisquer Forças Armadas no mundo, e no caso particular da Guiné-Bissau, em homenagens aos heróis e combatentes da luta armada de libertação nacional da Guiné-Bissau.


A MISSAG/GB, fica no país para um período de 12 meses, e tem, entre outros objectivos, a reabilitação de algumas unidades militares e de polícias a nível do país, apoio às forças armadas nacionais assim como a própria missão de reforma iniciada pela União Europeia e que acabou por suspensa devido ao golpe militar do dia 1 de Abril 2010.
Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário