quinta-feira, 24 de março de 2011

Situação na Côte d'Ivoire domina agenda de cimeira da CEDEAO

Lisboa - Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se hoje (quarta-feira) e quinta-feira em Abuja (Nigéria) para debater a situação na Côte d'Ivoire, na 39ª Cimeira da organização. 

A cimeira dos 15 países da África Ocidental - entre os quais os lusófonos Cabo Verde e Guiné-Bissau -, que vinha sendo sucessivamente adiada, realiza-se sob o signo do anúncio feito segunda-feira pelo Tribunal de Justiça regional, para que a CEDEAO "restrinja temporariamente" o uso da força na Côte d'Ivoire.    

A decisão judicial foi tomada em consequência de uma petição assinada por Laurent Gbagbo, presidente cessante da Côte d'Ivoire, derrotado em eleições em Novembro de 2010, mas que se recusa abandonar.

Desde meados de Fevereiro que a Côte d'Ivoire é palco de violência entre forças e partidários de Laurent Gbagbo, e do presidente, Alassane Ouattara.  

Cabo Verde vai estar representado na cimeira da CEDEAO pelo Presidente Pedro Pires e pelo novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges e irá tentar obter um consenso para assumir a presidência da Comissão da Organização Oeste-Africana. 

Fonte diplomática cabo-verdiana disse à Agência Lusa que o Comité Ad-Hoc da CEDEAO apresentou em fins de 2010 uma proposta, para que Cabo Verde assuma o cargo, actualmente nas mãos de James Victor Gbeho, antigo chefe da diplomacia do Ghana.

Gbeho substituiu provisoriamente o seu compatriota Mohamed Ibn Chambas em Novembro de 2009.  

OS 15 países-membros da CEDEAO são o Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Ghana, Guiné-Bissau, Guiné-Conakry, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Sem comentários:

Enviar um comentário