sábado, 30 de abril de 2011

Comissão Nacional de Eleições apresenta Plano Estratégico 2010/2012

Bissau – A  Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau (CNE) apresentou o «Plano Estratégico - 2010/2012» que revela a necessidade de mais de 7 milhões de euros para a sua concretização.

O valor foi revelado esta quinta-feira, em Bissau, pelo presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, num encontro com a imprensa. «A CNE declara, com apoio da União Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que acabou de concluir com sucesso, o estudo de um plano operacional para os ciclos eleitorais 2011/2013, um instrumento que vai possibilitar o país iniciar o processo de mobilização recursos eleitorais junto dos seus parceiros de desenvolvimento», disse Lima da Costa.


O documento agora tornado público, assenta em quatros pilares essenciais, onde se destacam a actualização de cartografia eleitoral, o recenseamento biométrico, a preparação e a realização das primeiras eleições autárquicas e as eleições parlamentares em 2012.
No seu aspecto técnico, o Plano Estratégico da CNE anuncia o recenseamento eleitoral entre o segundo trimestre do ano e o primeiro trimestre de 2012, e as eleições autárquicas entre o terceiro trimestre de 2011 e o segundo trimestre de 2012. As eleições legislativas estão previstas para o primeiro trimestre de 2012 ou, na pior das hipóteses, até ao primeiro trimestre de 2013.


Apesar de reconhecer que este plano pode traduzir-se nas incertezas quanto aos prazos da sua execução, devido a algumas dificuldades de ordem financeira que os seus potenciais parceiros enfrentam, a CNE agendou para Junho próximo, um encontro de concertação com a comunidade internacional em Bissau, que disse esperar ser decisivo para pôr em marcha o plano.


A CNE disse querer colocar a Guiné-Bissau na lista dos países de maior prestígio na organização de eleições democráticas em África.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário