terça-feira, 12 de abril de 2011

OS DESAFIOS PARA JOVENS JORNALISTAS NA GUINÉ BISSAU

Rádio Vaticano

Cidade do Vaticano, 12 abr (RV) - Depois de conhecer como funciona a primeira rádio online da Guiné-Bissau, hoje nosso tema no espaço dedicado à África é o papel dos jovens jornalistas neste país. Dando continuidade à entrevista da semana passada, desta vez Braima Darame contou ao colega Rafael Belincanta quais são os desafios dos jornalistas em Bissau.

O rádio na Guiné Bissau é o principal meio de comunicação do país. Isso pode causar estranheza aos ouvintes brasileiros, onde a era de ouro do rádio foi no século passado e onde hoje se fala do poder da televisão e da expansão da internet banda larga.


Na Guiné Bissau não há nada disso. Quando alguém ou algo precisa ser divulgado, dentro ou não dos critérios éticos jornalísticos, por força deve passar por uma estação de rádio.


Braima Darame, diretor da Rádio Jovem, explica melhor como um jornalista trabalha na Guiné Bissau e quais são as dificuldades da profissão nessa jovem república africana.


Apesar de todas as dificuldades, inclusive de acesso a internet, que na Guiné Bissau ainda é raro, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode ouvir a programação no endereço radiojovem.info
A grade diária apresenta uma programação diversificada, desde esporte até radionovelas sem esquecer a música, afinal, a maioria dos ouvintes, como diz o próprio nome da rádio, são os jovens.


Mas afinal, qual é o espaço para o jornalismo na programação? Praticamente toda a produção jornalística emitida pela rádio chega de uma parceria com a Deutsche Welle, a rádio internacional da Alemanha.


A grade tem notícias em crioulo e também em língua portuguesa, que apesar de ser oficial, é falada por uma minoria da população. Braima Darame fala um pouco de como se divide a programação. (RB)

1 comentário:

  1. nao vi seu endereco eletronico, mais queria mostrar a minha pagina para vocês - fiz uma grande colleccao de links sobre guiné-bissau

    http://www.bolama.net/pt/guine-bissau-links.html

    ResponderEliminar