sábado, 21 de maio de 2011

Governo angolano promove formação a jornalistas guineenses

Bissau – Os jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social públicos e privados iniciam esta sexta-feira, em Bissau, uma acção de formação, dirigida aos jornalistas nacionais, no quadro das relações de cooperação entre Angola com a Guiné-Bissau.

A acção formativa de 15 dias, visa capacitar e potenciar a classe jornalística guineense, consolidando as suas competências com vista a promover uma consciência profissional mais actuante assim como prepará-los no sentido de desempenharem o seu papel.


Avaliar o nível de preparação dos jornalistas locais em termos de cumprimento das normas que se prendem com o profissionalismo e o respeito pela ética e deontologia jornalísticas, constam igualmente dos objectivos da iniciativa.


Pretende-se ainda a promoção do intercâmbio de experiências e de informação entre jornalistas angolanos e guineenses, em torno de um melhor desempenho profissional no âmbito da cooperação existente entre Angola e a Guiné-Bissau.


A realização da acção formativa visa ainda preparar os profissionais em termos de locução, apresentação de noticiários e programas de rádio e televisão, assim como o domínio de questões técnicas básicas do jornalismo.


A formação vai incidir sobre questões básicas do exercício do jornalismo, possibilitando que os profissionais identifiquem as suas carências técnico-profissionais, capacitando-se e consolidando os seus conhecimentos.


Numa segunda fase, os jornalistas da Guiné-Bissau vão beneficiar de formação no CEFOJOR, em Luanda, e deverão ter aulas práticas na Agência de Notícias (ANGOP), Rádio Nacional (RNA), Televisão Pública (TPA), e no Jornal de Angola.


No documento rubricado, Angola propõ-se, numa primeira fase, prestar assistência técnica aos órgãos públicos e, numa segunda fase, apoiar tecnicamente o Governo guineense para assistir aos privados.


PNN

Sem comentários:

Enviar um comentário