sábado, 14 de maio de 2011

Ministério Público e Promotoria da Justiça Militar estiveram reunidos

Bissau - O Procurador-geral da República, Amine Saad, esteve reunido esta quarta-feira, com o Presidente do Tribunal Militar Superior no sentido da criação do corpo de Polícia Judiciária Militar.

O encontro entre Amine Saad com Eduardo Costa Sanhá tinha como objectivo analisar os mecanismo de trabalho com os efectivos da promotoria da justiça militar assim como a criação de um corpo de Polícia Judiciária Militar, que deverá funcionar junto da Promotoria Militar.


À saída do encontro, Amine Saad disse à imprensa que já se fazia sentir a necessidade de convergências de trabalho conjunto entre o Ministério Público e o Tribunal Militar Superior. «Saio daqui satisfeito, mas também triste pelas condiçoes de trabalhos um pouco degradantes em que funciona o Tribunal Miltar Superior», disse Amine Saad.


Em relação à criação dos efectivos da Polícia Judiciária Militar, Amine Saad confirmou que está em curso trabalho neste sentido, tendo adiantado que o Estado-Maior General das Forças Armadas está a levar a cabo uma acção de formação dos agentes da judiciária militar com o objectivo de implementar na prática este efectivo. «A justiça é feita com as pessoas formadas, onde os prazos são exigidos, num processo que envolve meios para que a justiça seja feita», advertiu Amine Saad.


Eduardo Costa Sanhá, presidente do Tribunal Militar Superior manifestou a sua satisfação com o encontro que manteve com o responsável máximo do Ministério Público guineense. Costa Sanhá informou ainda, que doravante, as duas partes vão manter-se em concertação permanente para o bem das duas instâncias jundicias do país.


«Estamos a tentar criar condiçoes básicas para que possamos estar à altura para resolver os problemas que afectam quer o Ministério Público quer o Ministério Público Militar», disse Costa Sanhá.
Refira-se que esta é uma das raras vezes em que duas personalidades destas instituições se encontraram para abordar questões que afectam as justiça civil e a justiça militar.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário