quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sindicato Nacional dos Professores da Guiné-Bissau volta às greves

Bissau,  (Lusa) -- O Sindicato Nacional de Professores da Guiné-Bissau (SINAPROF) iniciou hoje uma greve de três dias por incumprimento por parte do governo do acordo assinado no final do ano.

No acordo, o governo, segundo um comunicado daquele sindicato, comprometeu-se a aplicar a carreira docente, efetivar todos os professores e a pagar os salários em atraso aos docentes.

"Nenhum dos pontos previstos no acordo assinado foi respeitado e cumprido integralmente pelo governo", refere o sindicato no documento.

No comunicado à imprensa, o SINAPROF adverte que, se as "reivindicações não forem solucionadas, prosseguirá com sucessivas paralisações", mas ao mesmo tempo manifesta abertura para a continuação do diálogo com as autoridades.

No final do ano passado, os dois principais sindicatos dos professos da Guiné-Bissau, SINAPROF e Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF), chegaram a um entendimento com o governo depois de uma paralisação de 15 dias.

Em dezembro, os dois sindicatos prometeram retomar as aulas e alargar o período letivo mais um mês para compensar os alunos pelos dias de aulas perdidos.

Contactado pela agência Lusa, o SINDPROF demarcou-se da atual greve dos professores, sublinhando que o "governo já cumpriu 70 por cento das reivindicações".

"Foram efetivados 203 professores. O que está pendente neste momento é o problema dos salários dos professores contratados e novos ingressos (...) e já temos garantia de pagamentos", afirmou à Lusa Cármen Ocante, porta-voz do SINDPROF.

MSE.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário