sábado, 11 de junho de 2011

10 de junho: Comemorações da comunidade portuguesa em Bissau concentradas na embaixada

Bissau, 10 jun (Lusa) -- Uma receção na embaixada de Portugal na Guiné-Bissau foi o ponto alto das comemorações do 10 de junho pela comunidade portuguesa residente em Bissau.

Perante algumas dezenas de portugueses e de guineenses, que se juntaram para celebrar o dia de Camões, o embaixador de Portugal em Bissau, António Ricoca Freire, lembrou a "intensa" e "única" relação entre Portugal e a Guiné-Bissau.

"A relação entre Portugal e a Guiné-Bissau é antes de mais bilateral, intensa e única como compete a dois Estados que partilham a posse de uma mesma Língua", afirmou o diplomata português.

Para António Ricoca Freire, os dois países têm ainda um passado em comum que "importa sobretudo projetar num futuro em construção, com afinidades e interesses comuns que devem ser afirmados e reforçados no contexto do mundo da globalização, onde as vantagens estão a par com os riscos da perda de identidades próprias".

O embaixador abordou também a intensa cooperação que Portugal mantém com a Guiné-Bissau, tanto a nível bilateral como multilateral.

Para os portugueses residentes em Bissau, o embaixador deixou o "tributo" da sua "confiança e solidariedade e gratidão".

Durante a receção também foi lida a mensagem do Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva.

A festa dos portugueses prossegue num bar na capital guineenses, que se quis associar às comemorações do 10 de junho.

MSE.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário