terça-feira, 7 de junho de 2011

Autoridades marítimas apresaram navios chineses

Quatro navios chineses apresados por pesca ilegal em águas guineenses


Bissau, (Lusa) - As autoridades marítimas da Guiné-Bissau apresaram quatro navios chineses que pescavam ilegalmente nas águas do país e os barcos poderão ser confiscados a favor do Estado guineense, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Pescas.


Mário Dias Sami confirmou o apresamento dos navios e revelou ainda que todos estão acostados no porto de Bissau aguardando pela decisão final do Governo, que deverá ser conhecida esta semana.
De acordo com o governante, os quatro navios, apresados em períodos diferentes, um em maio e os restantes no último sábado, têm os seus representantes na vizinha Guiné-Conacri.


Todos os navios poderão ser confiscados a favor do Estado guineense e integrados na frota pesqueira nacional a ser criada, defendeu o secretário de Estado das Pescas da Guiné-Bissau.


Mário Sami explicou que o Governo guineense decidiu aplicar, num primeiro momento, a sanção de confiscação automática do navio apresado no mês de maio, mas devido às relações com a China transformou o castigo em pagamento de uma multa de 350 mil dólares (239 mil euros).


Mas, acrescentou Mário Sami, até ao momento essa multa não foi paga, o que poderá vir a obrigar o Estado guineense a aplicar o que está previsto na lei geral da pesca, ou seja, a confiscação automática do navio capturado em atividade de pesca sem licença.

Sem comentários:

Enviar um comentário