terça-feira, 14 de junho de 2011

Comércio: Vendas entre Brasil e PALOP em queda

São Paulo, (Lusa) -- As relações comerciais entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) estão em queda acentuada, revelam os dados de maio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil.

Foram registadas quedas tanto nas exportações brasileiras como nas vendas da África lusófona para o Brasil.

Em maio deste ano, os embarques brasileiros para Angola -- principal parceiro comercial do Brasil na África lusófona - caíram 15,2 por cento, para 69,7 milhões de dólares, em relação a abril.

Utilizando a mesma base de comparação, as vendas caíram 62,5 por cento para Moçambique, para 4,1 milhões de dólares.

Também tiveram quedas as exportações para Cabo Verde (26,7 por cento, para 2,9 milhões de dólares), Guiné Bissau (59,5 por cento, para 382 mil dólares) e São Tomé e Príncipe (2,3 por cento, para 124 mil dólares).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, apenas Moçambique e Cabo Verde compraram mais do que o Brasil. Para esses países, as vendas tiveram subida de 105 por cento e 26 por cento, respetivamente.

Os embarques brasileiros recuaram 12,9 por cento para Angola, 67,9 por cento para Guiné Bissau e 18,9 por cento para São Tomé e Príncipe.

As vendas dos PALOP para o Brasil, por sua vez, não tiveram desempenho melhor.

Dos africanos lusófonos, o único com exportações significativas para o Brasil é Angola. Ainda assim, a entrada de produtos angolanos no Brasil caiu 77,4 por cento em maio, em relação ao mês anterior, para 7,5 milhões de dólares.

Na comparação com maio de 2010, o recuo foi de 89,9 por cento.

Moçambique e Cabo Verde, que nos cinco primeiros meses de 2010 ainda tiveram alguma venda para o Brasil, viram os números cair a quase zero neste ano.

Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe seguiram sem exportações.

GL.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário