sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ministra da Economia apela a doadores para apoiarem setor da eletricidade e água

Bissau, 02 jun (Lusa) -- A ministra da Economia da Guiné-Bissau, Helena Embalo, renovou hoje o apelo aos doadores e parceiros internacionais para que apoiem o Projeto de Recuperação de Emergência da Eletricidade e Água de Bissau.

Helena Embalo falava na cerimónia de assinatura de um protocolo com o Banco Mundial, que permite uma ajuda adicional de 2,2 milhões de dólares aquele projeto, no valor global de 12,7 milhões de dólares.

"Não é demais reafirmar a determinação do governo em levar a cabo, em tempo útil, a reforma anunciada, mas também, não nos parece inoportuno, relançar o nosso apelo junto dos doadores e parceiros do governo para o apoio massivo e atempado ao programa apresentado", afirmou a ministra guineense.

No âmbito daquele projeto, assinado em setembro de 2010, o governo guineense tem garantido, em Bissau, uma potência de 5,5 MW em regime de fornecimento quase permanente de energia elétrica.

O governo reabilitou e mantém também em funcionamento cerca de 76 quilómetros de rede elétrica e uma extensão de 52 quilómetros de redes de abastecimento de água.

Em construção estão ainda um reservatório de água potável de 700 metros cúbicos e um outro de reserva para incêndios com 100 metros cúbicos.

Até ao final do presente ano, o governo pretende também reforçar a capacidade de fornecimento de energia elétrica na capital e instalar 15 mil contadores pré-pagos.

"Decorridos oito meses, estamos em condições de afirmar que o esforço consentido pelo governo, com o apoio dos seus parceiros, tem dado resultados encorajadores para os dois setores (da eletricidade e água) de capital importância para o contexto económico e social em que vivemos", disse a ministra.

MSE.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário