sexta-feira, 29 de julho de 2011

Brasil acredita em maior angariação de recursos para a Guiné-Bissau

Embaixadora junto às Nações Unidas disse que o optimismo do Brasil foi reforçado na recente reunião ministerial dos países-membros da CPLP.

Nova York - Um encontro internacional deve acertar aspectos para a busca de recursos para reforma do sector de segurança da Guiné-Bissau, disse a embaixadora do Brasil junto das Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti.


Em entrevista à Radio ONU, na sede da organização, a diplomata brasileira disse que o optimismo do seu país foi reforçado na recente reunião ministerial dos países-membros da Comunidade de Países de Língua portuguesa, CPLP, realizado na capital angolana, Luanda.


“Nós devemos realizar, em Nova York, nos próximos meses, em conjunto com a Guiné-Bissau, uma reunião para afinar os detalhes desse plano e procurar consciencializar a comunidade internacional a contribuir com maiores recursos para a sua implementação”, apontou.


O Brasil lidera a estratégia para a reforma de segurança na Guiné-Bissau. Ribeiro Viotti lembrou a importância do trabalho da Comunidade dos Países da África Ocidental (Cedeao) e da CPLP ao endossarem o roteiro de defesa e segurança.


A diplomata afirmou que o plano, já aceite pelo governo guineense, ajudou a criar as condições para que haja mobilização mais ampla da comunidade internacional para apoiar o programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário