domingo, 31 de julho de 2011

Duro caminho para os favoritos na África

(FIFA.com)

Duro caminho para os favoritos na África

Primeira fase
O grande jogo
Guiné-Bissau x Togo: O fato de o Togo, país que esteve na Alemanha 2006, ter de disputar a etapa inicial das eliminatórias africanas é uma demonstração do quanto a sua seleção vem passando por dificuldades. Para complicar a situação, os togoleses ficaram cara a cara com o selecionado de melhor ranking do pote com os piores classificados. Ambos já se enfrentaram no torneio preliminar para o Mundial de 2002. Na ocasião, o Togo levou a melhor, se classificando com uma vitória em casa por 3 a 0. Antes, porém, os guineenses haviam se mostrado um páreo duro jogando em Bissau, já que seguraram um empate sem gols.

Segunda fase


O grupo mais duro

É evidente que a África do Sul é uma das principais forças no sul do continente, mas a ambiciosa seleção de Botsuana não pretende facilitar a vida dos sul-africanos no Grupo A, que também terá a ascendente República Centro-Africana e o vencedor de Somália e Etiópia. Os botsuaneses foram o primeiro selecionado a garantir uma vaga na Copa Africana de Nações 2012, vencendo um grupo difícil. Além disso, desde o início de 2010, derrotaram Tunísia (duas vezes), Moçambique, Togo eZimbábue, entre outros, e só perderam um jogo — um amistoso com a Suécia. Por outro lado, osBafana Bafana têm mais experiência e um retrospecto favorável diante dos vizinhos e, por isso, ainda são favoritos para duas partidas que prometem ser emocionantes. Por sua vez, a República Centro-Africana não fez feio até agora contra Marrocos, Argélia e Tanzânia em uma chave complicada na preliminar do torneio continental. Por isso, não seria nenhuma surpresa se o país aprontasse para os rivais mais fortes.

Os favoritos
Apesar de às vezes mostrar certa dificuldade quando considerada favorita, a Nigéria, com as suas quatro presenças em Copas do Mundo da FIFA, não deve ter reclamado de cair em um grupo comMalaui e outras duas seleções que virão da primeira fase. O mesmo vale para Camarões, o país africano com mais participações em Mundiais, que enfrentará a Líbia e mais dois países do pote com os piores classificados. Por outro lado, se valer o retrospecto, estes dois selecionados podem serTogo e República Democrática do Congo, que estão entre os mais perigosos da etapa inicial. Já aArgélia espera se redimir da fraca campanha na África do Sul 2010 passando sem problemas por um Grupo H que parece descomplicado, já que conta com os enfraquecidos conjuntos de Mali e Benin, além de Eritreia ou Ruanda.

Quem corre por fora
Para um país pequeno, Cabo Verde vem conseguindo resultados surpreendentes nos últimos anos e agora tem boas chances de se classificar para a próxima Copa Africana. Por isso, os cabo-verdianos devem estar ansiosos para surpreender novamente, desta vez diante da Tunísia e de Serra Leoa pelo Grupo B. Já o irregular selecionado de Senegal, que esteve na Coreia do Sul/Japão em 2002, pode até ser o favorito no Grupo J, mas terá de encarar dois rivais com um excelente desempenho em casa:Angola, que disputou o Mundial em 2006, e Uganda, que vem em boa fase. Quem vem igualmente bem é a Guiné, que vive um grande momento desde que derrotou a Nigéria em outubro do ano passado. Agora os guineanos querem aprontar novamente contra o Egito, uma potência continental que costuma ter problemas nas eliminatórias.

Jogos fundamentais
Gana x Zâmbia: Destaque africano na Copa do Mundo da FIFA 2010, Gana terá pela frente um confronto onde tudo pode acontecer contra Zâmbia, uma das melhores "seleções de futuro" da África. Como o Grupo D também tem a presença de um Sudão que vem melhorando, qualquer tropeço pode custar caro para os ganeses.
Costa do Marfim x Marrocos: Apesar de os grandes momentos do Marrocos terem sido as décadas de 1980 e 90, o selecionado pode ser uma prova de fogo para a Costa do Marfim pelo Grupo C. Por outro lado, o Brasil 2014 poderia ser o desfecho ideal para a carreira de uma geração dourada de marfinenses. Assim, na busca pelo seu terceiro Mundial consecutivo, eles não devem facilitar para os marroquinos.
Burkina Fasso x Gabão: Burkina Fasso pode até ter ficado entre os cabeças de chave da África, mas não deve ser considerada favorita diante do Gabão, que tem ao seu favor a grande campanha que fez nas eliminatórias para 2010, quando derrotou Gana e deu trabalho para Camarões. Os dois países ficaram no empate nos seus três últimos encontros. Com selecionados imprevisíveis como Nígere possivelmente o Congo também no Grupo E, esta com certeza será uma das chaves mais interessantes na África.

O número
98
— O total de jogos que o Marrocos já disputou pelas eliminatórias, recorde na África. Na campanha rumo ao Brasil 2014, o país entrará para o seleto grupo de seleções com mais de cem partidas, além de possivelmente conquistar a sua 50ª vitória. A seguir, os países africanos com maior número de encontros pelo torneio preliminar são Nigéria e Tunísia, com 88.

O próximo passo
Os vencedores das 12 séries de jogos de ida e volta da primeira fase preencherão as vagas restantes nos dez grupos da segunda etapa, que têm quatro países cada. Os campeões destas chaves, que serão disputadas em sistema de todos contra todos, se classificam para a terceira fase, onde serão emparelhados em cinco séries de duas partidas. Os ganhadores destes confrontos representarão a África no Brasil 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário