sexta-feira, 22 de julho de 2011

Georges Chikoti afirma que reforço das estruturas institucionais é fundamental na Guiné Bissau

Ministro das Relações  Exteriores, Georges Chikoti

Luanda – O ministro das Relações  Exteriores, Georges Chikoti, defendeu hoje, em Luanda, a necessidade do reforço das estruturas institucionais como fundamentais para que a Guiné Bissau possa gozar de um clima de paz, confiança e de estabilidade política e social.

Por este motivo, o ministro, que falava na abertura da XVI reunião ordinária do Conselho de Ministro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), saudou, de modo particular, os estados membros que, numa acção solidária e fraterna, inscreveram acções concretas, de formação ou concertação político-diplomática para assistir à Guiné Bissau.

Frisou que no quadro da Presidencia angolana foram definidas várias questões, entre elas a situação neste país da comunidade, que mereceu um acompanhamento atento no que toca a reforma do sector de defesa e segurança.

O ministro referiu igualmente que o encontro constitui uma oportunidade para proceder ao balanço, bem como uma ocasião para reflectir sobre os caminhos que  a comunidade deverá trilhar no futuro.

O órgão, em seu entender, deverá gizar estratégias e programas profundos que permitam ultrapassar os problemas que urge resolver.

Neste quadro, argumentou que recebeu, da parte do seu homólogo de Portugal, Paulo Portas, informações sobre diligências para a aquisição de uma nova sede da organização, em Lisboa, que em seu entender darão prestígio a organização.

De acordo com o ministro, a presidência angolana está profundamente comprometida com a solução desta questão no sentido de conferir um maior valor à organização.

Além de um lugar de funcionários que executam as suas tarefas, disse Georges Chikoti, ela deve ser também um ponto de encontro de todos aqueles que trabalham para a concretização dos objectivos da promoção e defesa dos valores e da herança cultural comum.

Outro grande factor de constrangimento da organização, disse, tem a ver com a questão orçamental, que em seu entender deverá ser tomada ainda mais a sério pelos membros da organização.

O ministro manifestou a esperança que do Conselho de Ministros saia uma deliberação relativa ao crescimento do orçamento do secretariado.

O encontro reúne os responsáveis das diplomacias de São Tomé e Príncipe, Salvador Ramos,  António Patriota (Brasil), Jorge Borges (Cabo Verde), Paulo Portas (Portugal), Oldemiro Veloi (Moçambique) e Guiné Bissau, Adelino Queta.

Da agenda consta a apresentação dos relatórios do presidente do Conselho de Ministros, do coordenador do Comité de Concertação Permanente, do Secretariado Executivo e do coordenador da reunião dos pontos focais de cooperação da CPLP.

Entre outras questões, os ministros deverão aprovar uma resolução sobre a “estratégia de segurança alimentar e nutricional na CPLP” e sobre a realização do primeiro fórum da sociedade civil.

Devem ainda adoptar um projecto de resolução sobre o roteiro para a reforma do sector de defesa e segurança da Guiné Bissau, em parceria com a comunidade económica dos estados da África Ocidental (CEDEAO).

Prevê-se igualmente se pronunciar sobre a melhoria das instalações da CPLP, conferindo melhores condições de trabalho da organização.

A reunião de ministros vai abordar também sobre os projectos de resoluções sobre o prémio “José Aparecido de Oliveira”, as eleições em São Tomé e Príncipe e uma homenagem ao antigo Presidente do Brasil, Itamar Franco.

Sem comentários:

Enviar um comentário