sábado, 16 de julho de 2011

Ministro angolano da Defesa visita missão militar Angolana na Guiné-Bissau (MISSAN/GB).

Bissau – O ministro da Defesa Nacional, Aristides Ocante da Silva, visitou esta sexta-feira, 15 de Julho, o quartel-general da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (MISSAN/GB).

A missão angolana encontra-se no país, no âmbito da missão de reforma nos sectores de Defesa e Segurança na Guiné-Bissau. À sua chegada, Ocante da Silva foi recebido pelo Tenente-General Zildo Santos, chefe da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau, e pelo vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Mamadu Turé «NKruman».


No final da sua visita, o governante guineense falou à imprensa sobre o objectivo da sua deslocação às instalações da MISSANG/GB, que se enquadra na implementação de um protocolo de acordo entre a Guiné-Bissau e Angola e visa inteirar-se da evolução do processo de reforma nos Sectores da Defesa e Segurança.

«É uma visita de solidariedade e amizade, de apoio aos nossos irmãos de Angola desde a instalação desta missão aqui no país», disse o governante.


Foi uma ocasião para o titular da pasta da Defesa nacional destacar também o empenho e o serviço que esta missão está a levar a cabo na reestruturação das Forças Armadas da Guiné-Bissau.


Passados mais de cem dias desde a chegada desta missão à Guiné-Bissau, o chefe da pasta da Defesa deu a conhecer, outros aspectos, a missão de avaliação com a MISSANG/GB e a reavaliação das infra-estruturas, assim como o início da acção de formação para os efectivos das Forças Armadas.


O trabalho de levantamento sobre a necessidade de intervenção desta missão a nível da capital guineense, assim como no interior do país, conjuntamente com o Estado-Maior General das Forças Armadas assim como a estratégia militar definidas entre os dois países foram, entre outras, acções da MISSAG.


O encontro serviu ainda para o titular da pasta da Defesa, anunciar que mais de 1 300 pessoas já foram seleccionadas para, brevemente, beneficiarem de um fundo de pensões no âmbito desta reforma. «Os trabalhos estão avançados, temos já a lista que foi alvo de verificação e remetida ao Ministério da Defesa, as coisas estão andando bem», disse Ocante da Silva.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário