sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ministro das Relações Exteriores do Brasil e Guiné Bissau em Luanda

Luanda – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, António de Aguiar Patriota, e da Guiné Bissau, Adelino Mano Queta, chegaram  (quinta-feira), ao país, onde vão participar no XVI Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer sexta-feira, em Luanda

No aeroporto, o governante brasileiro, proveniente da Guiné Bissau, onde cumpriu missão oficial em nome do seu executivo, recebeu cumprimentos de boas-vindas da embaixadora do Brasil, Ana Lucy Cabral Petersen, acompanhada de alguns membros da sua missão diplomática acreditados na capital do país.

Por sua vez, receberam Adelino Mano Queta, o cônsul-geral da Guiné Bissau em Angola, José Issac Monteiro, conselheiro político e diplomático do ministro Cipriano Gomes, que se encontra já em Luanda a participar nas sessões de preparação do Conselho de Ministros, incluindo altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores de Angola.

A XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ter lugar na cidade de Luanda de 18 a 22 de Julho, sob o lema" o papel da CPLP nas Nações Unidas". O encontro será presidido por Georges Chicoti e contará com a presença de membros do Executivo angolano, assim como representantes das missões diplomáticas acreditadas em Angola.

O acto é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e vai debater, dentre outros assuntos, as relações económicas entre os estados membros e Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais.

De acordo com a agenda de trabalhos, nos dia 18 e 19 decorreu a reunião dos pontos focais da CPLP, dia 20 realizou-se o encontro dos grupos de trabalho, a 21 (hoje) tem lugar a sessão do Comité de Concertação Permamente (CCP) e no dia 22 de Julho, acontece a XVI Reunião do Conselho de Ministros.

Nesta sessão serão analisadas, entre outras questões, a revisão dos estatutos da organização, do fundo especial da comunidade, e a aprovação do roteiro CEDEAO-CPLP, no âmbito do Programa de Reforma do Sector de Segurança e Defesa da  Guiné Bissau.

Será igualmente debatido o regulamento do Prémio José Aparecido de Oliveira, a concessão da categoria de observador da CPLP, o orçamento de funcionamento do secretariado executivo para o exercício 2011 e as eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.

O conselho vai contar com a presença de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné bissau, Moçambique, Brasil, Portugal e Timor-Leste, e como membros observadores a Guiné Equatorial, Ilhas Maurícias e o Senegal.

Sem comentários:

Enviar um comentário