terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governo e Nações Unidas inauguram Esquadra-modelo no Bairro Militar

Bissau – O Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o Representante Especial do Secretário-Geral, Joseph Mutaboba, inauguram, quarta-feira, 31 de Agosto, a primeira Esquadra Modelo de Polícia no país no, Bairro Militar.

O projecto, ao qual pertence esta esquadra, visa fortalecer e ampliar as instituições democráticas e o Estado de Direito em todo o país, apoiando os serviços de segurança e as populações da Guiné-Bissau.
A sua implementação, que se enquadra no processo abrangente de Reforma dos Sectores de Segurança, Justiça e Defesa, vai permitir uma nova cultura de policiamento – comunitária - o que deverá ter um impacto positivo na vida das comunidades das áreas onde estas Esquadras-modelo serão estabelecidas.


A cerimónia de inauguração contará com a presença do Ministro do Interior, do Secretário de Estado da Seguranca e Ordem Pública, Ministro da Justiça, representantes da Presidência, ANP, Tribunais,
chefias da Polícia guineense, chefias militares e ainda do corpo diplomático acreditado no país.


O projecto contou com o apoio financeiro e técnico das Nações Unidas, que já se disponibilizaram para apoiar a construção de uma rede de, pelo menos, mais 12 Esquadras-modelo de Polícia em todo o país, no âmbito do apoio à Reforma do Sector de Segurança.


As Esquadras-modelo da Polícia irão reforçar o nível de profissionalismo do serviço policial, pautando-se por padrões internacionais, ajudando a prevenir o crime e a reduzir as ameaças e actividades ilícitas em geral, conduzindo assim a um ambiente mais seguro para o desenvolvimento socioeconómico e a boa governação do país e das comunidades locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário