sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novo PGR pede a primeiro-ministro apoios para funcionamento do Ministério Público

Bissau - O novo procurador-geral da República da Guiné-Bissau, Edmundo Mendes, reuniu-se quarta-feira com o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, a quem pediu apoios para o normal funcionamento do Ministério Publico.  

Em declarações aos jornalistas à saída da audiência com Carlos Gomes Júnior, no Palácio do Governo, Edmundo Mendes disse ter recebido "total abertura" do primeiro-ministro em como o governo dotará o Ministério Público de meios para que possa funcionar normalmente.  

"A minha audiência com o senhor primeiro-ministro é no âmbito das visitas de cortesia que estou a fazer com os titulares dos órgãos da soberania. Ainda ontem fiz a mesma coisa com o senhor Presidente da República e hoje ainda, antes de vir cá, estive com o senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento)", disse Edmundo Mendes.  

O novo procurador-geral guineense, nomeado sexta-feira passada por decreto do Presidente Malam Bacai Sanhá, após a exoneração de Amine Saad do cargo, disse que está a aproveitar as visitas para solicitar a colaboração dos titulares dos órgãos da soberania e apoios materiais.  

"A todos eles pedi colaboração para que todos nós possamos andar na mesma direção em prol dos interesses do país. Também pedi que ajudem a Procuradoria em termos materiais", afirmou Mendes.  

"Nenhuma instituição pode trabalhar apenas com ideias, é preciso meios materiais para traduzir as ideias em coisas factíveis", acrescentou o novo procurador formado pela Faculdade de Direito de Bissau.  

Questionado sobre a resposta que obteve do primeiro-ministro, o novo titular do Ministério Público disse que as palavras de Carlos Gomes Júnior foram encorajadoras.  

"O primeiro-ministro mostrou-me total abertura para colaborar e dar todo o apoio necessário para funcionarmos dentro das nossas competências", frisou Edmundo Mendes, para voltar a lembrar aos jornalistas que prometeu à sociedade guineense "ação e não as palavras".  

"Prometi dar respostas à sociedade com factos e não com palavras", respondeu quando questionado sobre as suas prioridades como o novo responsável do Ministério Público.  

"Não quero falar de prioridades neste momento, é prematuro falar das prioridades. Não vim cá falar dos dossiês", afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário