quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SINJOTCS reunido em Bissau, Apoiantes do segundo candidato abandonam congresso e deixam reunião inconclusiva

Bissau – O Jornalista Assimo Baldé, segundo candidato às eleições de órgãos sociais do Sindicato de Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTCS), foi impedido, pela comissão organizadora e direcção cessante do SINJOTCS, de concorrer a estas eleições.

O SINJOTCS está reunido em Bissau, entre 18 e 20 de Agosto, no seu Primeiro congresso sob o lema «Congresso de unidade, reestruturação e da justiça laboral».


As razões invocadas pela direcção para o impedimento da candidatura prende-se com o artigo 28 dos estatutos, segundo o qual os candidatos devem ter, no mínimo, 19 anos de experiencia em exercício da profissão para se poderem candidatar ao cargo de Presidente do SINJOTCS.


Por outro lado, o texto da declaração do delegado da RTP-Africa, em Bissau defende que o candidato Assimo Baldé não desempenha quaisquer funções que o impessam de concorrer a estas Eleições.


Para alguns membros da comissão igualmente responsáveis pela direcção, o facto de Assimo Baldé ser colaborador da RTP impede-o de dirigir o Sindicato, mesmo sabendo que, à luz dos estatutos, para ser presidente basta ser jornalista de profissão.


Uma alegação contestada por parte da candidatura de Assimo Baldé, que critica a composição da Comissão Organizadora do Congresso prende-se com o facto de os membros pertencerem à antiga direcção.
O candidato Assimo Baldé viu a sua lista rejeitada, depois de ter negado o convite de Mamadu Cande, Presidente cessante, para constituir uma única direcção.


Mamadu Cande negou abdicar da obrigatoriedade dos 19 anos de experiencia profissional, como condição do jornalista guineense ser Presidente do Sindicato. Uma violação estatutária, o qual foi reconhecido pela direcção cessante, tendo pedido a compreensão dos congressistas.


Face a este quadro, em declarações à PNN, Assimo Baldé disse que foi impedido de candidatar-se pela da direcção cessante, apesar de ter ideias e projectos para dirigir a classe, tendo apelado aos seus apoiantes para se manterem calmos.


Trata-se de um evento cuja cerimónia de encerramento deveria ter sido
presidida pela ministra da Comunicação Social, Adiatu Djalo Nandigna, mas a titular a não compareceu no acto.


Os trabalhos não terminaram, faltando ainda a aprovação de algumas alíneas de estatutos.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário