quarta-feira, 17 de agosto de 2011

UEMOA financia projecto de irrigação para mil hectares

Bissau - Cerca de mil hectares de terra agrícola vão ser irrigados na Guiné-Bissau, um projecto avaliado em seis milhões de euros, financiados pela União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

 
O acordo foi hoje assinado em Bissau e os estudos para a implementação do projecto começam no início do próximo ano, devendo os primeiros resultados surgir perto do final de 2012, explicou aos jornalistas o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Barros Bacar Banjai.


O projecto tem por objectivo adaptar o país às alterações climáticas, com o ministro a dar o exemplo da presente época das chuvas, em que pouco tem chovido, pelo que deve haver "um défice em termos de colheita cerealífera".


"Temos esperança de que alguma chuva vá cair, a julgar pelas previsões. Se cair 925 milímetros, com uma distribuição espaço -temporal equilibrada, poderemos ter uma colheita razoável", disse Barros Bacar Banjai, frisando que a Guiné tem de adaptar o sistema de produção às alterações climáticas.


Com o projecto de irrigação os agricultores poderão cultivar arroz no período das chuvas mas também no período seco, porque área abrangida passar de mil para três mil hectares. está contemplada a construção de represas.


Segundo o ministro, o governo está a negociar com outros parceiros, nomeadamente, o Banco Mundial, com vista a financiar projectos idênticos.

O projecto financiado pela UEMOA será posto em prática em áreas carenciadas, "com maiores problemas em termos de alterações climáticas e onde algumas infra - estruturas hidro - agrícolas estão em avançado estado de degradação", disse Barros Bacar Banjai. 

Na Guiné-Bissau a agricultura ocupa cerca de 80 porcento da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário