quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Adiada tomada de posse dos novos membros do Governo

Bissau - A posse dos novos ministros do Governo da Guiné-Bissau, marcada para hoje (quarta-feira), foi adiada devido à ausência do Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, que está em Dakar, Senegal, a fazer exames médicos.  

Malam Bacai Sanhá ainda se encontrou terça-feira com o vice-presidente da África do Sul, Kgalema Petrus Motlanthe, que cumpre hoje o segundo e último dia de uma visita ao país, mas ao fim do dia partiu para DaKar, para fazer exames médicos, segundo fonte da Presidência.  

A mesma fonte disse hoje à Lusa desconhecer se Malam Bacai Sanhá deverá voltar hoje ou nos próximos dias a Bissau.  

Na passada sexta-feira, o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, remodelou o Governo, exonerando dois ministros e mudando as pastas de metade do executivo. 

Entre outras mudanças, Fernando Gomes, que era ministro da Função Pública, passa a ocupar o cargo de ministro do Interior. Da Defesa saiu Ocante da Silva, passando o cargo a ser ocupado por Baciro Dja, que já tinha sido ministro da Juventude no primeiro executivo saído das eleições legislativas de 2009.

O até agora ministro da Justiça, Mamadú Jaló Pires, passa para os Negócios Estrangeiros, trocando com o actual ministro da diplomacia, Adelino Mano Queta, que assume a Justiça.  

Os partidos da oposição têm insistido na demissão de Carlos Gomes Júnior e que este seja julgado em tribunal sobre as mortes dos deputados Hélder Proença e Baciro Dabó, em 2009. A oposição acusa o primeiro-ministro de envolvimento e quer que seja ouvido pela Justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário