quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brasil doa 7,6 toneladas de antirretrovirais e cinco milhões de preservativos

Bissau - O Brasil ofereceu à Guiné-Bissau 7,6 toneladas de antirretrovirais, no valor de três milhões de dólares e destinados a um universo de pouco mais de quatro mil doentes.
A esta oferta segue-se a chegada, no próximo mês, de cinco milhões de preservativos, tudo no âmbito da cooperação entre os dois países.

O embaixador do Brasil em Bissau, Jorge Kadri, disse  em Bissau que a cooperação já não é apenas em áreas como a educação, saúde ou agricultura mas estendeu-se à defesa, à polícia, aos direitos humanos e à formação técnica.

O primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, também presente na cerimónia, lembrou que o Brasil sempre apoiou a Guiné-Bissau desde que o país se tornou independente e disse que o combate contra a SIDA é daqueles em que não se pode desanimar.

Aos apoios de outros países, como o de hoje do Brasil, o Governo responde com "celeridade de desalfandegamento".

"O Governo não pode admitir que medicamentos e outro material fiquem na alfândega a apodrecer ou a estragar-se. Quando houver situações dessas quero ser alertado e em menos de 48 horas tomarei uma decisão", avisou Carlos Gomes Júnior.

Segundo João José Monteiro, do Secretariado Nacional de combate à SIDA, a prevalência da doença na Guiné-Bissau situa-se em 3.3, chegando aos seis pontos na capital do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário