sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Jorge Fonseca assume a Presidência de Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo MpD, partido na oposição, foi eleito com 54,16 porcento dos votos na segunda volta das presidenciais de 21 de agosto passado.

Praia – Jorge Carlos Fonseca foi empossado na manhã desta sexta-feira pelo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento cabo-verdiano), Basílio Mosso Ramos, como quarto chefe de Estado da história de Cabo Verde, após Aristides Pereira (1975/1991), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (2001/2011).
Para a sua eleição como o novo chefe de Estado, ele derrotou Manuel Inocêncio Sousa, que obeteve 45,84 porcento dos votos enquanto candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder). Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo MpD, partido na oposição, foi eleito com 54,16 porcento dos votos na segunda volta das presidenciais de 21 de agosto passado.
Os presidente de São Tomé e Príncip, Manuel Pinto da Costa, e da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz, estão presentes na cerimónia de tomada de Jorge Carlos Fonseca.
Estão igualmente presentes o Vice-Presidente da Gâmbia, Isatou Nije-Saidy, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Bissau, Adelino Mano Queta.
Portugal faz-se representar pelo ministro do Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e Angola está presente através do ministro da Indústria, Joaquim David, enquanto por Moçambique está o ministro do Comércio e Turismo.
O Brasil tem na cerimónia de posse o governandor do Ceará, Cid Gomes, e a CPLP tem a representá-lo o secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.
Presente está também um ministro de Estado de Marrocos e um membro do Governo da Nigéria.
Alberto Ruiz Tiery, coordenador-executivo para a África, veio em nome da Internacional Democrata do Centro.
Em representação do Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) está a diretora regional para África da FAO (Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura), a cabo-verdiana Helena Semedo, enquanto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está confirmada a presença do seu secretário executivo Domingos Simões Pereira.
Os presidentes dos países que integram com Cabo Verde a CPLP, designadamente José Eduardo dos Santos (Angola), Dilma Roussef (Brasil), Malam Bacai Sanhá (Guiné-Bissau), Armando Guebuza (Moçambique), Aníbal Cavaco Silva (Portugal), e José Ramos Horta (Timor-Leste), estão ausentes por razões diversas. As informações são da Panapress e Infirpress.

Sem comentários:

Enviar um comentário