sexta-feira, 2 de setembro de 2011

No valor de cerca de 2 milhões de euros, Chegaram ao porto navios comprados pelo governo para ligar ilhas ao continente

cimg3727 Bissau - Os dois navios adquiridos pelo Governo da Guiné-Bissau à Grécia para fazerem as ligações entre as ilhas e a parte continental do país chegaram hoje (quinta-feira) ao porto de Bissau, onde foram apresentados pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

"O Governo prometeu adquirir esses navios para tirar as populações das ilhas do isolamento e eis os navios", disse Carlos Gomes Júnior, mostrando satisfação pela chegada das duas embarcações adquiridas na Grécia há oito meses.

Na presença de vários membros do Governo e curiosos, o primeiro-ministro explicou que os dois navios, Baria e Pexice, foram adquiridos pelo executivo na sequência do naufrágio de uma piroga ocorrido em Janeiro de 2009, que causou a morte de 80 pessoas.

O navio Baria tem capacidade para transportar 300 passageiros e 56 veículos e o Pexice pode transportar 150 pessoas e 29 carros, indicou ainda o primeiro-ministro, lembrando que "esse é o cumprimento de um compromisso do Governo".

Além das travessias para as ilhas, o navio Baria também fará a ligação da Guiné-Bissau ao Senegal e a Cabo Verde, transportando cargas e mercadorias dos emigrantes e comerciantes que operam nos três países.

Indagado sobre a presença dos membros do Governo no porto de Bissau para a recepção dos dois navios, Carlos Gomes Júnior respondeu que se tratava de "um motivo especial", já que muitos não acreditavam na vinda das embarcações.

"É um dia especial, porque muitos não acreditavam", que o Governo tinha adquirido os navios como tinha anunciado, disse o primeiro-ministro, salientando ser seu compromisso levar o país rumo ao desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário