quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BOAD financia fornecimento de luz eléctrica para a capital

«Já chegámos a acordo»

Bissau - O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) garantiu financiamento para o fornecimento de luz eléctrica na capital guineense, a partir de 2012.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 5 de Outubro, pelo Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, depois da visita à Central Eléctrica de Bissau.


«Já chegámos a acordo com o BOAD. Em 2012 vamos aumentar a nossa capacidade de produção em cerca de 15 megas para a capital guineense», comunicou o Chefe do Governo.


Em relação ao abastecimento de luz para as regiões, Carlos Gomes Júnior disse que está em curso um estudo neste sentido, tendo anunciado a introdução, para breve, do sistema pré-pago, para que os clientes da EAGB possam beneficiar de uma forma equitativa de corrente eléctrica.


«Os técnicos estão a trabalhar neste sentido. Não queremos avançar e recuar. O nosso objectivo é ficar para servir a nossa população em termos de fornecimento de luz no interior», sublinhou o Chefe do Governo.


A compra destes grupos foi feita pelo Governo da Guiné-Bissau, num valor estimado em mais de 1 milhão e 250 mil euros.


Na opinião do Director-geral da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), a capital guineense precisa de uma potência de 20 megas.


Actualmente, a capacidade de produção da Empresa corresponde apenas a 35% da necessidade dos habitantes de Bissau.


Com a entrada em funcionamento destes novos grupos, a empresa disse acreditar que, gradualmente, a qualidade de fornecimento da energia em Bissau vai melhorar.


«Não podemos garantir que vamos fornecer luz 24 horas por dia à cidade de Bissau mas vamos melhorar os nossos serviços», garantiu Director-geral da EAGB.


Sobre os critérios de fornecimento de luz eléctrica nos últimos na capital, o responsável máximo da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau respondeu que a organização tem sido confrontada com a iluminação da via pública, cujo consumo ronda cerca de 1 mega, razão pela qual está em análise a reformulação ao nível da distribuição de luz aos habitantes.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário