quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Imprensa abdica da cobertura das comemorações do Dia das Nações Unidas

Bissau – A imprensa guineense renunciou, segunda-feira, 24 de Outubro, à cerimónia de cobertura jornalística referente às comemorações do Dia das Nações Unidas, que se assinalou a 24 de Outubro.

Em causa está o convite do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) aos representantes dos diferentes órgãos de Comunicação Social, para assinatura de um termo de compromisso no qual consta que, em caso de acidente de viação, o UNIOBIS não seria responsabilizado sobre as consequências do sinistro.


À excepção da RTP África, que se deslocou ao local com a sua própria viatura e da emissora católica guineense – Rádio «Sol Mansi», por ter um dos seus estúdios em Mansoa, nenhum outro órgão fez a cobertura do evento.


O acto central das comemorações desta data teve lugar em Mansoa e Mansabà, ambas cidades no norte do país, região de Oio.
Do encontro, participaram representantes de diferentes agências das Nações Unidas em Bissau, bem como o representante do Governo da Guiné-Bissau, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mamadu Saliu Djalo Pires.


Perante esta situação, o Oficial de Informação do UNIOGBIS disse à PNN que a representação do Gabinete de Ban Ki Moom, em Bissau, vai lavar a cabo uma campanha de informação e de esclarecimento junto das direcções de diferentes órgãos sobre os procedimentos da ONU em Bissau.


Não é a primeira vez que esta situação se verifica mas, quase por unanimidade, os representantes de órgãos públicos, imprensa privada e rádios comunitárias declinaram o convite das Nações Unidas.


Em Dezembro de 2005, dois jornalistas morreram e vários ficaram feridos num acidente de viação, na estrada que liga Gabù a Bafatà,quando se dirigiam para uma conferência a convite do Secretariado Nacional de Luta Contra Sida.


O caso foi para a Justiça, onde esta instituição foi condenada à indemnização de vítimas, o que até esta data ainda não aconteceu.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário