quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Próxima assembleia das cooperativas de língua portuguesa na Guiné Bissau

Luanda – A Organização das Cooperativas dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP) deliberou realizar a segunda assembleia-geral instituição da em 2012, na República da Guiné Bissau, referiu  em Luanda, um dos membros da associação.

Em declarações à Angop, o vice-presidente da Unaca-Confederação, Albano da Silva Lussati salientou que a referida decisão foi tomada segunda-feira no encerramento da primeira assembleia do organismo, na qual  foram igualmente aprovados os documentos analisados e discutidos no encontro.

Albano Lussati referiu que o projecto de alteração dos estatutos da OCPLP foi aprovado com emendas e estipula como cota mínima, a pagar pelos filiados, 10 mil euros por ano, contra os anteriores USD 100.

Esclareceu que a emenda visa permitir que certos filiados possam pagar uma jóia anual de acordo as suas possibilidades, em função de manifestarem indisponibilidade financeira para cumprir com cota anual de 10 mil euros, a excepção de Angola, Brasil e Portugal.

Acrescentou que os perto de 20 delegados presentes na assembleia aprovaram também a proposta sobre o projecto de construção de uma escola internacional do movimento cooperativo em Angola, assim como as recomendações do 9º Encontro da organização, realizada em 2010, em Porto Alegre (Brasil).

Após a assembleia, hoje os delegados visitam a Cidade do Kilamba e outros projectos de impacto social do Executivo e regressam quarta-feira para os seus respectivos países.

A 7 de Outubro de 2010, a assembleia-geral da OCPLP elegeu a Unaca-Confederação de Angola ao cargo de vogal de direcção da instituição, durante o nono encontro cooperativo, realizado em Porto Alegre (Brasil).  

A OCPLP assume-se como organização internacional para o desenvolvimento e tem como objectivos o intercâmbio e partilha de projectos económicos e sociais e o incremento de parcerias para o fomento cooperativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário