quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Banco de Desenvolvimento da África Ocidental vai continuar a apoiar a Guiné-Bissau

Bissau, 16 Nov – O montante de 45 mil milhões de francos CFA (91,5 milhões de dólares) investidos até à data na Guiné-Bissau pelo Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD) vai ser rapidamente ultrapassado, afirmou terça-feira em Bissau o presidente da instituição.

Christian Adovelande, que na terça-feira foi recebido pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, a fim de efectuar da cooperação e perspectivar o futuro, reafirmou que o montante vai ser rapidamente ultrapassado tendo em atenção os apoios que o banco vai conceder para projectos relacionados com a rede viária, o abastecimento de energia eléctrica ou para apoio do sector privado.

Actualmente, salientou Adovelande, o BOAD está a apoiar a reestruturação da empresa Guiné-Telecom tendo em vista uma possível privatização no futuro, apoio esse que excede 27 milhões de dólares.

Entre outros investimentos, o banco está igualmente a apoiar a construção da estrada de Farim, um projecto de 20 milhões de dólares, e no relançamento da cultura do arroz, com mais 13,5 milhões de dólares.

Christian Adovelande deslocou-se a Bissau a fim de participar, hoje, quinta-feira, na cerimónia de reabertura da principal estrada da capital, que liga o aeroporto ao centro da cidade e que teve o apoio financeiro do BAOD na colocação de um tapete de asfalto, de separadores centrais e pontes aéreas para peões e iluminação e semáforos, uma novidade no país.

O BOAD foi criado em 1973 a fim de apoiar as nações da África Ocidental de línguas oficiais francesa e portuguesa, tem a sua sede em Lomé, Togo e, desde a sua criação, várias outras instituições de apoio ao desenvolvimento aderiram ao projecto, casos do Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Europeu de Investimento, Banco de Exportações e Importações da Índia e Banco Popular da China.

Sem comentários:

Enviar um comentário