domingo, 20 de novembro de 2011

O primeiro-ministro de Cabo Verde vai efetuar, de 26 a 30 de novembro, uma visita oficial de cinco dias à Guiné-Bissau

Cidade da Praia, 18 nov (Lusa) - O primeiro-ministro de Cabo Verde vai efetuar, de 26 a 30 de novembro, uma visita oficial de cinco dias à Guiné-Bissau, onde irá manter contactos políticos, diplomáticos, empresariais e comerciais.

A data foi confirmada hoje à Agência Lusa por fonte do Gabinete de José Maria Neves, cuja viagem esteve já várias vezes agendada, mas que, por razões várias, acabou sempre por ser adiada.

O jornal A Semana, que regressou hoje às bancas após uma ausência de quase dois meses, indica que José Maria Neves vai viajar acompanhado por uma importante delegação empresarial, com vista, não só a estabelecer parcerias, mas a alargar também as atividades no mercado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Nos encontros políticos com o seu homólogo guineense, Carlos Gomes Júnior, o primeiro-ministro cabo-verdiano vai analisar o processo de paz na Guiné-Bissau e a cooperação bilateral, sobretudo nos domínios da governação eletrónica e da previdência social.

Nesse sentido, irão também delegações do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), bem como da Inpharma, empresa de produção de medicamentos, já instalada na Guiné-Bissau, e várias outras empresas públicas e privadas interessadas em intensificar as trocas comerciais nos setores da pesca e da agroindústria.

As trocas comerciais, aliás, foram o objetivo já de várias missões empresariais cabo-verdianas à Guiné-Bissau, englobando as câmaras de comércio dos dois países.

Com a visita, José Maria Neves quer aproveitar as boas relações entretanto criadas, após anos de afastamento, para criar condições para a internacionalização das empresas cabo-verdianas, tanto no mercado guineense, como no da CEDEAO.

A visita de José Maria Neves surge na sequência de outra efetuada por Carlos Gomes Júnior a Cabo Verde, em abril de 2009. Em maio de 2010, motivos de saúde adiaram uma segunda visita do primeiro-ministro guineense à Cidade da Praia, onde esteve, porém, já este ano.

Sem qualquer agenda oficial, Carlos Gomes Júnior esteve em Cabo Verde a 09 de setembro para assistir à tomada de posse do Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, tendo, porém, aproveitando para se reunir informalmente com José Maria Neves.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário