sábado, 26 de novembro de 2011

Empresas cabo-verdianas em Bissau para analisar o mercado

Cidade da Praia - Uma missão empresarial cabo-verdiana, organizada pela Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços do Barlavento (CCIASB), partiu hoje (sexta-feira) para a Guiné-Bissau, onde, durante cinco dias, vai analisar oportunidades de negócio com congéneres locais.

A missão empresarial cabo-verdiana seguiu para Bissau um dia antes da visita oficial de cinco dias que o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, efectua a partir de sábado à Guiné-Bissau, durante a qual manterá contactos político, diplomáticos e empresariais, com vista a promover a internacionalização da economia do arquipélago.

Para o gestor do Departamento de Promoção Empresarial da câmara de comércio cabo-verdiana, Gil Costa, citado pela Inforpress, a Guiné-Bissau constitui já um dos mercados prioritários definidos pela CCIASB para a internacionalização e exportação das empresas cabo-verdianas.


Gil Costa lembrou que a câmara está desde Dezembro de 2009 a "desafiar" os empresários cabo-verdianos a explorarem oportunidades de negócio nos países vizinhos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), apostando fortemente em missões multi -sectoriais de prospecção do mercado da Guiné-Bissau.

Desde então, acrescentou, um grupo de empresas nacionais está a explorar o potencial económico do mercado guineense, cuja resposta, quer do Governo quer do empresariado da Guiné-Bissau, tem sido positiva esse mercado.

Trata-se da terceira missão organizada pela CCIASB à Guiné-Bissau, tendo já sido identificadas várias oportunidades de negócios, nomeadamente nas áreas da construção civil, alimentação e, saúde, através, por um lado, do investimento cabo-verdiano e, por outro, de parcerias com congéneres guineenses.

Por outro lado, a congénere guineense da Câmara de Comércio cabo-verdiana tem também realizado missões
empresariais a Cabo Verde, estando em curso a conclusão de parcerias para incentivar a exportação de produtos hortícolas e frutícolas alimentares.

Tudo está, porém, dependente dos acordos políticos entre os dois governos, uma vez que é necessário melhorar as ligações aéreas e marítimas entre os dois países, assunto que estará também no centro das atenções da visita de José Maria Neves à Guiné-Bissau.

No contexto da promoção das pequenas e médias empresas (PME), o ministro do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito cabo-verdiano, Humberto Brito, solicitou já à Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) a participar em todo o processo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário