terça-feira, 29 de novembro de 2011

Entrada da Guiné-Equatorial na CPLP (Com o apoio de Cabo Verde)

images Bissau – O Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, acredita que a Guiné-Equatorial seja admitida como membro efectivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partir da próxima cimeira da organização.

José Maria Neves disse, este sábado, 26 de Novembro, no Aeroporto Internacional «Osvaldo Vieira», no quadro de uma visita de cinco dias que iniciou em Bissau, que houve um roteiro aprovado em Luanda, Angola, para que a Guiné-Equatorial seja aceite como membro de pleno direito da CPLP.


«Cabo Verde apoia a implementação deste roteiro, criando condições para a adesão futura da Guiné-Equatorial na CPLP, o que seria um erro se não acontecesse, já que a organização tem muitos países observadores», disse José Maria Neves.


A referida visita tem, igualmente, como objectivo, a vertente empresarial entre os dois países, segundo disse o Chefe do Governo cabo-verdiano, destacando ainda a importância da parceria para que possam conquistar um lugar no espaço da Comunidade Económica para o Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO).


A implementação de algumas acções no quadro da cooperação entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde são, entre outros, aspectos a serem abordados nesta visita, sublinhou Carlos Gomes Júnior.


Durante a sua estadia ao país, o Chefe do Governo cabo-verdiano vai manter encontros de trabalho com o Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, representante da CEDEAO, das Nações Unidas e Bispo de Bissau.


A agenda de José Maria Neves inclui ainda uma reunião com o colectivo dos partidos políticos da oposição da Guiné-Bissau, um encontro com as comunidades cabo-verdianas naquele país, uma deslocação à cidade de Bafará, a deposição de coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral, em Bissau entre outras actividades.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário