quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Governo cria direção-geral do ensino pré-escolar

Bissau, 22 nov (Lusa) - O Ministério da Educação da Guiné-Bissau vai criar em 2012 uma direção-geral dedicada à pequena infância e pré-escolar, anunciou hoje em Bissau o ministro da tutela, Artur Silva.

"Vemos que há muita deficiência no ensino básico e secundário", disse o ministro, defendendo o "papel muito importante" que o ensino pré-escolar pode ter.

Artur Silva, que falava no lançamento do primeiro número da "Revista Guineense de Educação e Cultura", disse também que o Governo quer, até 2014, colocar mais raparigas nas escolas e melhorar a administração escolar, melhorando também a imagem negativa da Guiné-Bissau, muito associada a "matanças, droga e outros aspetos".

"A revista permite divulgar o que os parceiros estão a fazer, sobretudo a cooperação portuguesa. Sem a cooperação portuguesa, o primeiro dos primeiros em matéria de Educação, seria muito difícil nós podermos avançar", disse Artur Silva.

A revista é o resultado de uma colaboração entre o Ministério da Educação da Guiné-Bissau e diferentes projetos da cooperação portuguesa, entre eles a Fundação Fé e Cooperação (FEC), Instituto Camões e o Programa de Apoio ao Sistema Educativo, e ainda a Faculdade de Direito de Bissau.

De acordo com Simão Leitão, coordenador da FEC na Guiné-Bissau, a revista vai ser disponibilizada a um conjunto alargado de escolas, bibliotecas e instituições que trabalham na área da Educação.

"Já temos os textos suficientes para o lançamento de um segundo número da revista", disse hoje na cerimónia de apresentação, no Centro Cultural Português.

Num primeiro número dedicado ao estado da Educação na Guiné-Bissau, a revista aborda o conceito de Educação, faz um diagnóstico e propõe estratégias.

JC.

Lusa/NG

Sem comentários:

Enviar um comentário