terça-feira, 1 de novembro de 2011

Presidência portuguesa do Conselho de Segurança arranca com TPI e Guiné Bissau na agenda

Portugal assume esta terça-feira a presidência mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja semana de arranque será marcada por discussões sobre o Tribunal Penal Internacional, Guiné-Bissau e, no comité de admissão de novos membros, pela Palestina.

Apesar de Portugal receber formalmente da Nigéria a presidência no primeiro dia do mês, terá lugar apenas na quarta-feira a aprovação do programa de trabalhos do órgão da ONU responsável pela manutenção da paz a nível internacional.

Será durante a presidência portuguesa que o Conselho de Segurança apreciará o primeiro relatório do comité de admissão de novos membros sobre o cumprimento dos requisitos de admissão à ONU pela Palestina.

Prioridades da política externa portuguesa como a Guiné-Bissau e Timor-Leste e "bandeiras" de países pequenos na ONU como a reforma dos trabalhos do Conselho de Segurança integram a agenda da presidência portuguesa.

Portugal incluiu na agenda discussões sobre os "Métodos de Trabalho do Conselho de Segurança", um tema caro a muitos países pequenos nas Nações Unidas, com os votos dos quais Portugal contou para a eleição para o Conselho de Segurança há um ano, e sobre "Os Novos Desafios à Segurança".

Portugal foi eleito para um lugar rotativo no Conselho de Segurança em Outubro do ano passado, derrotando o Canadá, e será um dos 15 países membros até final de 2012.

Preside também ao Comité de Sanções à Coreia do Norte, ao Grupo de Trabalho sobre Tribunais Internacionais e ao Comité de Sanções à Líbia, que lhe tem dado muita visibilidade dentro da ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário