sábado, 26 de novembro de 2011

Primeiro-ministro de Cabo Verde visita Guiné-Bissau

Cidade da Praia - O primeiro-ministro de Cabo Verde parte esta manhã para a Guiné-Bissau para uma visita oficial de cinco dias, centrada essencialmente na vertente económica e empresarial.

Acompanhado por três ministros e um secretário de Estado, José Maria Neves leva também os presidentes de várias empresas públicas, que se juntam à missão empresarial de uma das principais câmaras de comércio a Câmara de Comércio
cabo-verdianas, que chegaram na sexta-feira a Bissau.

O carácter oficial da visita de Neves só começará na segunda-feira mas, já hoje, terá um almoço "restrito" com o seu
homólogo guineense, Carlos Gomes Júnior, num restaurante em Quinhamel, 40 quilómetros a norte de Bissau.

No domingo, Neves visitará de manhã o Consulado de Cabo Verde em Bissau e parte, depois, para Bafatá, onde depositará uma coroa de flores no monumento dedicado a Amílcar Cabral, que nasceu nesta cidade situada 150 quilómetros a oeste da capital guineense.

O chefe do executivo da Cidade da Praia, além de participar na inauguração de uma feira em Bafatá, onde almoça, terá depois encontros com membros da comunidade cabo-verdiana residente no leste da Guiné-Bissau, regressando ao fim da tarde a Bissau. 

Na segunda-feira, começa a vertente oficial da deslocação, com encontros com Gomes Júnior, com o representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), partidos políticos e empresários guineenses, havendo ainda uma visita ao bispo de Bissau, D. José Camnaté Na Bissign.

No dia seguinte, Neves terá reuniões com o representante da ONU em Bissau, com os embaixadores dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditados na capital guineense. O encontro previsto com o Presidente guineense deverá ser cancelado, dada a ausência de Malam Bacai Sanhá do país para tratamento médico.

De tarde, haverá a segunda e última reunião de trabalho das duas delegações, de onde sairá o comunicado final, a ser apresentado, logo depois, em conferência de imprensa. 

O último acto oficial do dia termina com uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) guineense, Raimundo Pereira.

Para quarta-feira, último dia da visita, Neves visitará o renovado Porto de Pesca do Alto Bandim, arredores de Bissau,
entrega um lote de medicamentos às autoridades sanitárias guineenses e assiste, no Palácio do Governo, ao lançamento dos
sítios na Internet do jornal Nô Pintcha e da agência noticiosa da Guiné-Bissau, a ANG. 

A partida de Bissau está prevista para meio da tarde de quarta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário