segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aeroporto de Bissau recebe equipamentos de raio-X e câmaras de vídeo

Bissau - O único aeroporto internacional da Guiné-Bissau,  Osvaldo Vieira, recebeu hoje (segunda -feira) equipamentos de segurança, designadamente câmaras de vigilância na aerogare, aparelhos de raio-X e também carrinhos de bagagem 

Os equipamentos foram entregues ao director da agência da aviação civil pelo ministro da Educação Nacional guineense, Artur Silva, em representação do Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, que, por razões de agenda, não pôde estar na cerimónia.   

Na ocasião e explicando a decisão do executivo em adquirir os equipamentos para o aeroporto, José Carlos Esteves, secretário Estado dos Transportes, disse que a Guiné-Bissau "está a inaugurar uma nova era" na aviação civil em resposta às avaliações negativas que o aeroporto tem sido alvo até aqui.

"As avaliações internacionais que têm sido feitas ao nosso aeroporto têm demonstrado sempre várias carências em termos de segurança. O aeroporto de Bissau é considerado até aqui dos mais inseguros na zona africana", notou José Carlos Esteves. 

Para o secretário Estado dos Transportes essa situação ficou a dever-se à falta de investimentos sérios das autoridades guineenses no sistema de segurança do aeroporto de Bissau, situação, que frisou, o actual executivo quer alterar. 

O ministro da Educação guineense, Artur Silva, disse que os equipamentos postos a disposição do aeroporto vão permitir ter "a partir de agora tolerância zero" às interferências alheias no funcionamento do aeroporto. 

José António Có, presidente do conselho de administração da agência da aviação civil da Guiné-Bissau, destacou que até aqui os equipamentos do aeroporto eram adquiridos por privados, o que, disse, dificultava uma boa gestão no aeroporto. 

"Até aqui os equipamentos eram comprados por empresas privadas. Agora o Governo decidiu comprar os equipamentos. A partir de agora podemos garantir que o nosso aeroporto vai se tornar num dos mais seguros da nossa sub-região", afirmou António Có.

Sem comentários:

Enviar um comentário