quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BOAD disponibiliza mais de 10 bilhões de F.cfa para construção de estrada Mansoa Farim

Bissau – O Governo da Guiné-Bissau assinou, a 7 de Dezembro, com o Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento (BOAD) o acordo para as obras de construção do troço que liga Mansoa a Farim, no norte do país, região de Oio.

O convénio foi rubricado pelo ministro guineense das Finanças, José Mario Vaz, e pelo BOAD, através do seu representante na Guiné-Bissau, Kouame Gala Armand, na presença do ministro das Infra-estruturas, José António Cruz de Almeida. O acordo implica o montante de 10,441 bilhões de F.cfa.


Falando na cerimónia, o ministro das Infra-estruturas anunciou que este pacto mostrará resultados dentro de três meses.
«A estrada entre Mansoa e Farim faz parte do programa de acção comunitária das infra-estruturas de estados membros da UEMOA – Uniao Económica Monetária do Oeste África, inscrito no programa económico regional e legível a este financiamento», disse José António Cruz de Almeida.


Neste sentido, o governante garantiu tudo fazer para a conclusão das obras no devido prazo, ou seja, antes do final do ano de 2012: «Tudo está pronto. Enviámos dossiês de concurso ao BOAD, que está a analisar os documentos para que ainda possamos lançar este concurso», informou o ministro das Infra-estruturas.


Para o representante do BOAD, com esta reabilitação estarão criadas as condições para o tráfico de mercadorias ao nível nacional e internacional mas também facilitará as actividades económicas com os países vizinhos, nomeadamente o Senegal e a Guiné-Conakry, dando mais dinâmica à integração regional e cooperação sub-regional a nível da UEMOA e da CEDEAO.


O acordo refere-se ainda ao financiamento de obras de reabilitação da Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria e da Estrada que liga QG a Antula.

Sem comentários:

Enviar um comentário