sábado, 3 de dezembro de 2011

Malam Bacai Sanhá em «coma induzido»

Bissau – O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, está em «coma induzido», no Hospital militar Val de Grâce, em Paris, segundo apurou o jornal cabo-verdiano «A Nação» junto de fontes da Presidência guineense que pediram o anonimato.

Sem avançar pormenores e sobre a doença do Presidente, dois colaboradores próximos de Malam Bacai Sanhá confirmaram, em exclusivo ao jornal «A Nação», que o Chefe de Estado guineense se encontra em estado de coma e disseram mesmo temer o pior, o que poderá por em causa a paz e a estabilidade que o país tem conhecido nos últimos anos.


Devido a complicações de saúde, Malam Bacai Sanhá deu entrada, na passada semana, num hospital em Dacar, Senegal, partindo depois para França.


Com 64 anos, eleito Presidente em 2009, Malam Bacai Sanhá tem problemas de saúde que o levaram já várias vezes a Dacar e a Paris. Até agora, nunca foi esclarecida a verdadeira causa da doença do Presidente.


No final de Agosto já tinha sido internado num hospital em Dacar, onde permaneceu por duas semanas.


O Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que regressou esta quarta-feira, 30 de Novembro, de uma visita oficial à Guiné-Bissau, confirmou ontem aos jornalistas que o estado de saúde de Malam Bacaio Sanhá «inspira alguns cuidados».


José Maria Neves não adiantou mais, limitando-se a manifestar preocupação sobre a transferência de Malam Bacai Sanhá para o hospital Val de Grâce, em Paris.


O Chefe do Governo cabo-verdiano disse ter conhecimento de que o seu homólogo guineense, Carlos Gomes Júnior, deslocou-se a França para acompanhar de perto a evolução do estado de saúde de Malam Bacai Sanhá.


Carlos Gomes Júnior partiu na noite de quarta-feira para Paris, no sentido de se inteirar do estado de saúde do Chefe de Estado guineense depois de, no mesmo dia, ter dito aos jornalistas que Malam Bacai Sanhá estava a efectuar um controlo de rotina.


Malam Bacai Sanhá já foi hospitalizado por várias vezes na mesma unidade mas não é usual que o Primeiro-ministro se desloque a França por esse motivo.


O embaixador de França em Bissau, Michel Flesch, reuniu com o Primeiro-ministro, tendo afirmado, após o encontro, que foi discutido o estado de saúde de Malam Bacai Sanhá e que todos os meios estão ao dispor do Presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário