segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Missang em alerta face ao desenrolar da situação Sob ameaça de armas de fogo população em Bissau permanece em casa

2011-12-26 15:12:46

Bissau - O chefe das Forças Armadas, António Indjai, prepara discurso à nação numa altura em que a residência do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, se encontra cercada por militares e polícias.

O paradeiro incerto de Carlos Gomes Júnior, depois da última semana de conversações com José Eduardo dos Santos, em torno da reforma do sistema de segurança pública e defesa da Guiné-Bissau, deixa antever o agudizar da situação em Bissau, em nova insubordinação do poder militar ao poder civil.


A novidade deste levantamento consiste na ausência do Chefe de Estado do país. Malam Bacai Sanhá, ainda a recuperar de problemas sérios de saúde em França, levanta, no seio das autoridades guineenses, a possibilidade de não poder reassumir funções, deixando vago o cargo de Chefe Supremo das Forças Armadas.


As declarações do Chefe da Armada, José Américo Bubo Na Tchuto, à radio Nacional, de que se encontra há uma semana fechado em casa, deixaram as fileiras militares fiéis ao CEMA, sem orientações superiores e com receio dos militares liderados por Indjai.


O clima é de tensão e, até agora, a ordem ainda não foi reposta. Na Fortaleza de S. José da Amura foram ouvidos disparos pela manhã.
Poucos minutos depois, os confrontos com recurso a armas de calibre de guerra fizeram-se sentir em Santa Luzia.

Sem comentários:

Enviar um comentário