segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Missão da ONU na Guiné-Bissau espera que 2012 seja importante para paz

Presença será renovada por mais um ano; representantes no país recordaram agenda do próximo ano e ajuda essencial de parceiros.
Nesta quarta-feira decorreu uma conferência de imprensa em Bissau sobe o balanço da missão do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz no país, Uniogbis.


Para falar do trabalho do Gabinete estiveram presentes Joseph Mutaboba, representante especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné Bissau e chefe da Uniogbis, e Gana Fofang, o seu adjunto e coordenador residente das Nações Unidas.


Gabinete


O Gabinete foi criado em 2010 para ajudar o país na consolidação da paz e desenvolvimento.


Segundo o coordenador residente da missão, a relação entre a paz e o desenvolvimento humano é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e a redução da pobreza.


Já o chefe do Uniogbis disse que no final de Dezembro o mandato será prolongado por mais um ano, para permitir que a missão continue a implementar a sua agência integrada para a consolidação da paz, apoiando os esforços nacionais para alcançar uma estabilidade duradoura.


Joseph Mutaboba acrescentou que seguindo o relatório do Secretário-Geral, o Gabinete continuará a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades nacionais e os demais parceiros internacionais do país, principalmente na implementação das reformas nos setores da justiça, defesa e combate ao tráfico de drogas, crime organizado e impunidade, assim como na promoção do diálogo nacional.


Em Janeiro, Bissau acolherá a Conferência Nacional, sobre os caminhos da consolidação da paz e o desenvolvimento, que o representante especial diz ser uma oportunidade histórica para que o povo guineense vire uma nova página.


Joseph Mutaboba frisou ainda que espera que 2012 seja um marco importante nos esforços do país e dos parceiros de rumo à reconciliação, estabilidade e desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário